12 anos de Messi no Barcelona
Há exatos 12 anos Messi assinava com o Barcelona.
Neste dia 17 de Setembro uma data foi lembrada por torcedores e fãs de Lionel Messi no Barcelona.
Um menino Magrinho e Baixinho chegava a Barcelona, na época com 13 anos, Messi só lutava por um ideal na sua vida...Fazer o que mais gosta.
Lionel Andrés Messi chegava a Barcelona, recém chegado a Argentina, Messi veio com seu pai e sua mãe para jogar em um dos maiores clubes do mundo. Messi sofria de um raro problema hormonal de crescimento onde tinha que tomar uma série de injeções. Messi fez o teste de início no Newells Old Boys de Rosário (sua terra natal) e se destacava por lá, mas o clube achou arriscado investir no tratamento. Depois disso sua familia foi para Buenos Aires onde continou a tentativa de realizar o sonho do seu filho e fez teste no River Plate, por lá chamou a atenção de olheiros, mas o clube não quis investir por sua altura. Depois disso sua familia após concelhos foi para Barcelona e por lá viram uma grande chance, o Barcelona, quem diria que aquele franzino tímido e de cabelos grandes iria empolgar na Catalunha. Messi fez os testes no clube a custo de seu pai e logo depois do primeiro tempo os técnicos se adimiraram com o Talento de Messi, se impressionaram tanto que o clube aceitou Messi no clube e a ajuda-lo no processo de crescimento e também para a permanência dele em Barcelona. Carles Rexach diretor esportivo de Barcelona foi quem deu o Aval.
"Eu o contratei em 30 segundos! Ele me chamou muita atenção. Em meus 40 anos de futebol, jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de gol, converteu quatro. E tem uma habilidade excepcional. Me lembrou o melhor Maradona. Seu primeiro contrato eu assinei, simbolicamente, em um guardanapo. Queria contratá-lo o quanto antes. Não podia deixá-lo escapar." Disse Carles Rexach sobre Messi.
O Newell's negou-se a enviar a documentação necessária para o Barcelona, precisando-se de intervenção da FIFA em favor da permanência do garoto de 14 anos no clube catalão, uma vez que um jovem de sua idade necessitava estar ao lado do pai, oficialmente informante do Barcelona. Com a família radicada na Espanha, cresceu 30 centímetros em trinta meses.
Na temporada juvenil de 2002/03, marcou 37 vezes em 30 partidas e passou a ser conhecido pelos jogadores da equipe principal, criando boa relação com os brasileiros Fábio Rochemback, Thiago Motta e, principalmente, Ronaldinho Gaúcho, que lhe apresentaria como "seu irmão mais novo."
Nas categorias de base Messi era o destaque da equipe e suas arrancadas e jogadas com a perna esquerda fizeram frutos na base e não demorou muito para ser efetivado ao time profissional. Com 16 anos Messi foi efetivado por Frank Rijkard a equipe profissional com 16 anos para jogar um amistoso contra o Porto.
"Vi jogos nele nos júniores e me admirei com o futebol dele, me lembrava de Maradona, pela sua finta com pé esquerdo e o que mais me chamou atenção ele tem responsabilidade, tem espirito de líder e não tem medo de partir pra cima." Frank Rijkard.
Feito a sua estréia Messi teve o momento mais especial do seu início de carreira, fez seu primeiro gol pelo Barcelona, após bom passe de Ronaldinho e no dia 1º de maio de 2005 contra o Albacete Messi foi aplaudido de pé pelos jogadores e torcedores.
Messi em 2005 teve seu papel de protagonista e chamou a atenção do mundo. Messi foi convocado para a seleção sub-20 da Argentina para o mundial. Foi artilheiro e melhor e jogador da competição e na semi-final contra o Brasil, fez o gol que garantiu a Argentina na final e consequentemente o título daquele ano.
Depois de artilheiro, melhor jogador e campeão doMundial de Futebol Sub-20 de 2005, ganhou mais espaço no Barcelona, que renovaria mais uma vez seu contrato, até 2014. Na temporada 2005-06, conseguiu lugar cativo entre os titulares da campanha que resultaria no bicampeonato espanhol e na segunda Liga dos Campeões do clube. Todavia, não pôde atuar na decisão continental em virtude de uma lesão nas quartas-de-final, contra o Chelsea, após levar uma pancada de Asier del Horno. Em junho de 2005 renovou seu contrato com o Barcelona até o ano de 2014. Antes uma estrela coadjuvante de seu ídolo, Ronaldinho Gaúcho, foi aos poucos tomando o lugar deste, conforme decaía. Fez 3 gols contra o Real Madrid em um jogo na temporada do Espanhol pela temporada 2006/07 onde o jogo terminou 3a3.
O Auge de Messi.
Na temporada 2008-09, assumiu definitivamente o posto de principal astro dos blaugranas, ao conduzir o time a uma inédita Tríplice Coroa (Copa del Rey, La Liga e UEFA Champions League). Com vários gols e lances geniais, alcançou inclusive a artilharia da Champions League com nove gols marcados, um deles na grande final, vencida por 2-0 contra o Manchester United, em partida considerada por muitos como um "tira-teima", já que pôs frente à frente os dois principais jogadores do mundo no momento: Messi e Cristiano Ronaldo. De lá pra cá foram 3 títulos seguidos de melhor jogador do mundo e marca de maior artilheiro da história do clube em competições européias. Suas médias de gol por temporada são de espantar os maiores fãs de futebol. E jogadores e técnicos o adimiravam mais e mais.
"Há poucos dias, no meio de uma conferência um brasileiro me perguntou quem eu considerava o melhor jogador da história, se Pelé ou Maradona. E eu respondi que, com todo o respeito que merecem os dois, neste momento vejo Messi superior a todos. Passará muito tempo até que apareça um jogador como ele. Eu simplesmente tiro o chapéu para sua capacidade". Carlos Bianchi
"Messi é um génio, tem tudo. Por um lado, é muito habilidoso e inteligente em campo, com um pé esquerdo semelhante ao de Maradona. Por outro, tem também coisas de Bobby Charlton, pois é um cavalheiro do qual nunca escutarás nada de negativo, nem dentro nem fora dos relvados." Franz Beckenbauer.
0 comentários:
Postar um comentário