quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mito Paul Scholes

 Mais um feito do "príncipe Ruivo."

No sábado Paul Scholes entrou para a história do United com 700 jogos. 

O jogo de sábado (dia 15/09/12) não foi só mais um jogo para Paul Scholes....Foi o jogo de número 700 de Scholes pelo clube.

O "princípe Ruivo" como a torcida do United o chama carinhosamente foi revelado no próprio clube em 93. Numa geração que no começo muitas pessoas não gostavam pelo fato de Alex Fergunson só apostar na garotada, ficaram todos errados quando essa mesma geração começou a dominar a Inglaterra e um tempo depois a Europa em 99. Scholes surgiu numa safra com outras grandes revelações como Ryan Giggs, Nick Butt, Beckham e os irmãos Neville - Gary Neville e Phil Neville.
Nick Butt, Giggs, Beckham, Gary Neville, Scholes e a frente Phil Neville.

Scholes nascido em Salford, marcou duas vezes na sua estréia na Taça da Liga em Port Vale em 1994/95 - e também no seu primeiro jogo do campeonato, fora, contra o Ipswich. Anfitrião de temporadas douradas em Old Trafford incluindo o Double, em que substituiu perfeitamente Eric Cantona quando ele foi suspenso por nove meses, ficando inclusive em segundo lugar na lista dos artilheiros atrás do mesmo Cantona, com 14 gols; foi também importantíssimo na conquista da Treble de 1999, embora uma suspensão lhe tenha retirado a possibilidade de jogar na final contra o Bayern de Munique.

Elegante e compacto, um passe de Paul Scholes que não leve direção ou que vá para fora do campo é algo quase impossível de assistir no futebol. A sua excelente visão de jogo, tendência para chutar de longe e marcar, e as arrancadas do meio campo ao ataque, também serviram brilhantemente na Seleção da Inglaterra onde jogou por 66 vezes Marcando 14 gols.

Scholes jogou a copa de 2002 mas assim com uma geração de talentosos jogadores, não ganhou títulos para coroar sua passagem pela seleção. Ficou fora de 2006 por um problema no olho que o tirou durante boa parte da temporada 2005/06.

Mas ele voltou em grande estilo durante a temporada seguinte, onde desempenhou papel fundamental na conquista do titulo. A nível pessoal os seus melhores momentos da temporada foram o gol que marcou contra o Liverpool, que seria o primeiro da partida na vitória do United por 2-0, em Outubro de 2006, e um chapéu de grande qualidade no 3-0 na vitória em Villa Park dois meses depois. Este gol contra o Aston Villa valeu-lhe o Prêmio Gol do Ano, na entrega de prêmios do clube.
A sua contribuição foi reconhecida tanto por jogadores como imprensa – acabou em terceiro lugar no Jogador do Ano da Liga e em quarto no Estatísticas do Futebol - ambos os prêmios por coincidência foram ganhos pelo seu colega de equipe Cristiano Ronaldo.
Entre todos os jogadores que já representaram o United, Paul Scholes encontra-se na 7ª posição com mais jogos pelo clube e na 12ª posição de artilheiros do clube, o que faz dele sem duvida um dos mais completos e maravilhosos talentos, de sempre, da História do United. Na temporada 2007/08 Scholes foi papel fundamental para mais dois títulos do United na galeria. Marcou um gol histórico contra o Barcelona na semi-final da Liga dos campeões em um belo chute de longe e levou o clube a final daquele ano em Moskow o que terminaria em vitória do Manchester United por 6-5 nos pênaltis após no jogo terminado 1a1. Scholes foi titular da final e só saiu por contusão.

Scholes comemorando seu gol contra o Barcelona.

Aposentadoria e retorno

A temporada 2011/12 Scholes junto com Van Der Sar anunciou que ia encerrar a sua carreira após o fim da temporada, após o jogo em que o Manchester United foi derrotado pelo Barcelona em Wembley, Scholes anunciava o fim com a camisa do United.
Em 31 de Maio de 2011, anunciou a sua retirada do futebol, depois de uma carreira muito vitoriosa.

"Estou encerrando minha era em um clube que eu sempre me doei o melhor e que ele sempre me doou o melhor, vive gerações com muitas vitórias e feitos incríveis e decidi que seria melhor pra mim encerrar de uma forma honrossa e por cima. Todos sabem o quanto amo esse clube e sempre vai estar em meu coração." Paul Scholes.

Scholes em seu jogo de despedida contra o New York cosmos.


A primeira temporada sem Paul Scholes foi dificil para Fergunson, ele mesmo adimitiu que seria dificil essa temporada sem Paul Scholes.

"Vai ser dificil encontrar alguém como Scholes, precisamos de um jogador que além de deixar o meio campo mais calmo, tenha qualidade no passe, ele vai fazer falta."

Em Janeiro Fergunson faz um pedido a Paul Scholes, que voltasse a jogar futebol e principalmente no Manchester United.

O pedido de Fergunson fez efeito, no dia 7 de janeiro de 2012, Scholes anunciou seu retorno aos gramados para ajudar os Diabos Vermelhos, a pedido do técnico Alex Ferguson, que sofre com uma série de lesões entre os jogadores da posição. A sua reestreia aconteceu no dia 8 de janeiro, no clássico contra o Manchester City, pela Copa da Inglaterra, vencido por 3-2 no dia 14 reestreiou na Premier League fazendo o seu gol e colaborando na vitoria de 3x0 contra o Bolton Wanderers United.

Scholes em seu retorno contra o Manchester City.


0 comentários:

Postar um comentário