sábado, 25 de agosto de 2012

Futebol da Juventus

 

Juventus, um time que está modernizando o futebol Italiano.

Talvez hoje o time não tenha jogado bem na estréia do Italiano, mas venceu com a qualidade de seus jogadores. 

Pirlo Vibrando pelo seu gol. (Fonte: Getty Images)
A torcida da Juventus nos últimos tempos só vive de alegrias, atual campeão da Liga Italiana e da Super Copa da Itália, a Juventus está finalmente após muito tempo ficando entre os times mais fortes da Europa. O time tem jogadores e esquema que são de impressionar no futebol Italiano. Não só em números, as atuações dizem isso, talvez não seja um show de goleada como Real Madrid e Barcelona, mas taticamente é uma equipe disciplinada e sempre jogando para cima encurralando o adversário com toques rápidos e movimentação de transição entre meio e ataque, com 3 zagueiros o time tem uma recomposição rápida em caso de contra ataque e com a bola, adianta seu time fazendo os jogadores de marcação do meio ficarem próximos a área e os zagueiros se adiantarem, assim o time fica mais com a bola e tem mais paciência para trabalhar com a bola. Além de jogadores que façam multi-funções como por exemplo o Asamoah que hoje jogou de Ala Esquerdo e agradou a todos com sua disponibilidade tanto no ataque quanto na defesa. Bonucci a cada dia se amadurece mais e é um dos líderes da defesa com mais confiança com a bola.

Vidal, Pirlo e Marchisio tem papel fundamental nessa equipe, além de terem boa qualidade no passe, chegam a frente com qualidade. Vidal com sua força física e habilidade é um jogador com várias funções no meio, volta para marcar e na frente arrisca com chutes e passes para frente além de ser um jogador que sabe furar a defesa. Marchisio tem a movimentação e a presença como seu forte, tem qualidade no passe e quando se pensam que está na defesa já está no ataque se arriscando, é de fundamental importância nesse meio. Pirlo nem se fala....É o MAESTRO desse time, suas viradas de jogo são fundametais para a movimentação dos laterais até o ataque e seus passes são fundamentais para os jogadores de frente receberem com qualidade, é o Equilibrio desse time, quando joga bem a Juventus vai bem.

No ataque a Juventus tem boas opções com jogadores de movimentação e que sempre vão buscar o jogo. Vucinic que sabe segurar a bola e sempre encontra brechas nas defesas adversárias, Giovinco que por mais que não seja atacante, volta para buscar o jogo dando mais opções e qualidade na armação, além de Matri que além de talismã sempre quer jogo e acredita nas bolas que chegam para ele.

O time no primeiro tempo não rendeu tudo aquilo que sabe com direito a pênalti perdido por Vidal (Na minha opinião não foi) Mas no segundo tempo a equipe se acertou e tratou de "resolver" o jogo com Lichiesteiner e Pirlo. Aos 13 minutos, mais uma polêmica. Pirlo cobrou falta da entrada da área com maestria. O meia jogou a bola por baixo da barreira do Parma e surpreendeu o goleiro Mirante, que ainda tentou defender, alegando que fez a defesa antes que a bola cruzasse toda a linha. Porém, o árbitro validou o gol, novamente diante dos protestos dos visitantes. O Parma até melhorou na partida, mas não ofereceu grande perigo a atual campeã do CALCIO.

4 comentários:

Raniery Medeiros disse...

"Juventus, um time que está modernizando o futebol Italiano."

????

Modernizando em qual sentido?
---------------------------------

25 de agosto de 2012 17:32
PontaPé inicial disse...

No sentido de que é um time que joga para cima, diferente dos outros que sempre se mantém nesse velho esquema de 3 volantes.

25 de agosto de 2012 18:52
Raniery Medeiros disse...

Depende!

Muitos clubes realmente jogam com 3 volantes, mas possuem variação tática. A própria Juve é assim.
O Pirlo é o homem de combate, o 1º jogador após os zagueiros, mas tb faz outros funções mais a frente.

Não vejo como "modernizando" o futebol Italiano.
O Milan de 2003 jogava com Gattuso, Pirlo e Ambrosini. E jogava pra cima com as subidas de kaká e Seedorf.
O Roma chegou a jogar com Aquilani, De Rossi e Perrotta. E jogava pra cima com as subidas do Totti.

Eu vejo a juve bem montada e organizada. Mas "modernizando", não consigo ver isso.

25 de agosto de 2012 19:28
PontaPé inicial disse...

Mas é um time variado, quando não é os volantes, chega com força nas laterais, por mais que não seja lá grandes laterais é um time que chega forte no apoio principalmente com Lichesteiner e quando joga com 3 zagueiros é um time que chega com força no ataque, na esquerda o Asamoah pode ser bem aproveitado nisso.

27 de agosto de 2012 06:54

Postar um comentário